jusbrasil.com.br
22 de Agosto de 2019

Quero participar de Licitações Públicas. E agora?

Contratar com o poder público é um excelente negócio. Pretende participar de Licitações?

Fabiola Grimaldi, Advogado
Publicado por Fabiola Grimaldi
mês passado

Antes de qualquer informação, lembre-se que em regra para ter contrato com Administração Pública é necessário passar por um processo licitatório.

A Licitação é o procedimento adotado pela Administração Pública para contratar obras e serviços, ou para adquirir bens e mercadorias, tornando pública a contratação mediante edital e permitindo que todos os interessados concorram, visando obter o melhor preço e a melhor qualidade.

A nossa lei de licitação prevê as seguintes modalidades: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão.

Ok? E agora? Como faço para minha empresa participar?

1. Primeiro passo é organizar toda documentação necessária para participar de uma licitação pública de acordo com o departamento de cadastro do órgão público no qual está interessado.

Esses documentos servem para comprovar os seguintes aspectos: habilitação jurídica; qualificação técnica; qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal.

2. Segundo passo é fazer analise do edital, ele é o seu documento principal do processo licitatório. Nele está descrito todas as fases da licitação de forma detalhada.

3. Terceira etapa é onde entra a disputa de preços. Após analisar todas as questões do edital e cadastrar a proposta para participar da licitação é que começa de fato a concorrência.

Aqui é uma fase muito importante. Deixe a ansiedade de lado e nunca..., nunca mesmo dê um lance abaixo da sua lucratividade. Isso pode ser prejudicial para seu negócio e pode te levar à desistência da licitação ou desclassificação, o que acarreta em penalidades de acordo com edital.

4. Na última parte temos a etapa decisória da licitação, onde é definida a empresa apta a ganhar o processo.

Pareceu difícil? Pois não é! Contratar com o poder público é um excelente negócio nos dias de hoje.

Muitas pessoas deixam de participar de licitações de órgãos públicos por não entender como se desenvolvem os certames. Não deixe sua dúvida tirar a sua empresa dessa oportunidade.

#licitacao #direitopublico #direitoempresarial #direitoadministrativo #etapas #licitacaopublica

www.fabiolagrimaldi.adv.br

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)