Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Quero abrir empresa? Como definir sua atividade?

Antes de pensar em iniciar qualquer empresa, ser empresário, é necessário saber qual será a sua atividade.

Publicado por Fabiola Grimaldi
há 5 anos

O ramo da atividade que é o que vai definir a área da sua empresa, quais os serviços ou bens irá fornecer. Esse é o ponto inicial para abertura e continuidade do seu negócio.

Conhecer e definir o ramo da sua atividade vai contribuir e muito para o seu sucesso, pois vai conhecer exatamente o segmento da sua empresa, é o primeiro começo para garantir o conhecimento do seu negócio.

O ramo de atividade de uma empresa é o que fundamenta o que vai gerar de valor para seus clientes. Assim, por exemplo vai precisar decidir se sua atividade será Industria, Comércio, Serviços....

Depois de definir a atividade, começa a elaboração do plano de negócio, a definição de sócios que se enquadrem com os mesmos objetivos e o conhecimento do mercado.

A escolha da definição da sua atividade vai gerar uma serie de consequências para o seu negócio, dentre elas a classificação tributária. Essa tributação considerará aspectos de faturamento e porte da empresa para seu enquadramento em alíquotas de tributação específicas.

Aí? Vem a CNAE? Sabe o que é?

Calma!! A CNAE nada mais é, que a Classificação Nacional de Atividades Econômicas que define quais operações ou atividade sua empresa irá realizar.

Assim, A CNAE tem relação direta com o seu enquadramento tributário, já que há atividades que exigem adequação a determinado regime.

A dica é..... se vai abrir uma empresa, seu grande sonhado negócio, é importante contar com uma assessoria que entenda de atividade e da tributação nacional. Um excelente profissional vai tirar dúvidas sobre os impostos e ajudar a entender os desafios de cada atividade, pois terá familiaridade com temas fiscais e financeiros.

Escolher e definir a sua atividade vai te dar segurança e conhecimento para sua nova jornada no mundo dos negócios. Ou para migrar de negócio se for o caso de mudança de atividade.

Comece a sua vida empresária compreendendo suas atividades primárias e secundárias, o seu enquadramento tributário, como será o recolhimento dos seus impostos e tendo em mãos todo o planejamento tributário, fiscal e financeiro para sua empresa. A sua segurança de hoje é o seu sucesso de amanhã.

E por isso repito, toda atividade esta ligada ao setor público! Se respirou temos direito administrativo!

#empresario #CNAE #negócios #atividades #planejamento #empresa #sociedade #direitoadministrativo #direitoempresarial

  • Sobre o autorCuriosidade vem de berço. Conhecimento é para vida toda.
  • Publicações77
  • Seguidores53
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações611
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quero-abrir-empresa-como-definir-sua-atividade/707487402

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)